O empresário bilionário Mark Zuckereich, que enriqueceu com negócio de drogas virtuais como WhatsApp, FaceBook, Threads e Instagram, anunciou nesta terça, 07/01, que as plataformas que compõem a empresa METAdona deixarão de moderar os conteúdos que circularem por ela.
Como noticiado em Carta Capital, o Kiko das Redes concluiu que “os verificadores de fatos têm sido muito parciais politicamente e destruíram mais confiança do que construíram, especialmente nos Estados Unidos”.
A postura do bilionário inescrupuloso(lamentamos o pleonasmo) não chegou a surpreender, uma vez que é conhecido defensor das indefensáveis ideias de extrema-direita, o que ficou claro com uma de suas inexplicáveis explicações: “Depois da eleição da primeira eleição de Trump, em 2016, a mídia tradicional escreveu sem parar sobre como fake news eram uma ameaça para a democracia. Tentamos de boa-fé a endereçar essas preocupações, sem nos tornamos árbitros da verdade. Mas os checadores de fatos são muito enviesados politicamente e destruíram mais a confiança [das pessoas] do que a criaram, especialmente nos EUA”.
Saindo de vez do armário do fascismo, Kiko das Redes se alinha definitivamente a outro bilionário fascista, apoiador da extrema-direita mundial, o Kiko dos Foguetes, o que fica claro com mais esse trecho de sua fala: “Vamos eliminar os fact-checkers (verificadores de conteúdo) para substitui-los por notas da comunidade semelhantes às do X (antigo Twitter), começando nos Estados Unidos”.
O MPF já se movimenta para exigir explicações da METAdona no Brasil, acerca desse esdrúxulo mas esperado anúncio.
A questão agora é saber se o Kiko dos Foguetes, que aparenta grau elevado de narcisismo, ficará feliz com a tentativa de Zuckereich de assumir o protagonismo no colo de Donald Trash, futuro presidente do país da liberdade de agressão aos mais vulneráveis, ou se esse anúncio os fará disputar as bolas de Mamãããe Trump?