O Brasil acordou nesse sábado com a notícia de que o General Natrava Netto recebeu a PF para o desjejum e acabou enjoando com o balanço da viatura que o levou até sua hospedagem na carceragem do Exército.
A prisão cautelar é da espécie Preventiva, que não possui prazo de validade, e foi decretada pela garantia da ordem pública e pela conveniência da instrução criminal.
Segundo a PF, Waltinho do Golpe teria participação relevante nos atos criminosos; coordenou ações ilícitas executadas por militares com formação em Forças Especiais; tentou obter dados sigilosos do acordo de colaboração de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro; tentou controlar as informações fornecidas e alinhar versões entre os investigados, dentre outros mimos.
Ao pressionar o Tenente-coronel Mauro Tifu para que entregasse informações acerca de sua delação à PF, o General de 4 estrias teria tentado atrapalhar as investigações e apreensão de provas, um dos requisitos da prisão preventiva, conforme estabelecido no art. 312, do Código de Processo Penal.
Na decisão do Ministro Xandão, O Inclemente, o STF considerou que o General Golpinho tentou constranger testemunha, como se vê no seguinte trecho da decisão:
“Além dos elementos anteriormente conhecidos, houve apreensão de documento na sede do Partido Liberal relativo ao acordo de colaboração de Mauro César Barbosa Cid, a indicar que os investigados interpelaram o colaborador, ainda que por intermédio de seu genitor, para que revelasse o teor de seus depoimentos e assegurasse que a participação dos investigados não fosse integralmente revelada“.
A decisão pela prisão e pela busca e apreensão contra Praga Néscio e seu Baba-ovo, Coronel Peregrino, foi sem aviso ou suspeita e pegou todo mundo desprevenido, o que causou revolta nas redes sociais, com nosso CEO Pinóquio reclamou no BlueSky: “Eu acho um absurdo a PF fazer uma operação dessas enquanto a gente ainda tá dormindo! Agora terei que ir no mercado correndo, comprar espumante!”
Pela surpresa geral, a dúvida é o quanto de cuecas o Cocô Parrudo está estragando, nessa diarreia crônica imposta pelo STF?
Por volta das 10h da manhã, Xandão, O Impiedoso, tirou o sigilo da decisão que prendeu Walter Golpinho.
Para ler a íntegra da decisão, veja na página de Carta Capital.