A cassação da Deputada IA (Inteligência Analfabeta), Carlota Zambelleta não tem desfecho garantido, pois ainda cabem recursos, mas já provocou um “Barata Voou” no PL.
Como noticiamos anteriormente, a Deputada Basca teve seu mandato cassado pelo TRE-SP por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
A cassação tem repercussões extra mandato, uma vez que alterará o quociente eleitoral. Eis o “Barata Voou”.
É que, como informa Carta Capital, “Quando um candidato cassado tem uma votação expressiva, como é o caso da Zambelli, a retotalização pode resultar na perda de outras cadeiras pelo partido”, como lhe explicou Fernando Gaspar Neisser, professor de Direito Eleitoral da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.
Como a Pink, do Cérebro inelegível, teve mais de 900 mil votos e o quociente eleitoral em SP é de cerca de 300 mil votos, a queda da Deputada deve arrastar mais dois para o ralo.
Nesse caso, os que tiveram menos votos no partido.
Estão na possível degola de mandatos os Deputados Quititica, Paulo Bilysca e Prince.
O desfecho só será conhecido caso a Deputada de Inteligência Peculiar perca os recursos que manejará contra a decisão do TRE-SP.
Nesse caso, o TRE-SP fará a retotalização dos votos válidos, com a exclusão dos que Zambelleta recebeu e, sendo esse o caso, a festa será grande.
Nossa cerveja já está no gelo.