A chegada da Inteligência Artificial chinesa, DeepSeek, abalou o cenário mundial de tecnologia e, como noticiamos anteriormente, abalou fortemente a economia, derrubando bolsas de valores pelo mundo, onde mais sofreram foram as empresas de tecnologia voltadas à IA e à fabricação de processadores e chips de computador.
A Nvidia foi, entre as empresas fabricantes de chips, a que mais sofreu, com perda de cerca de U$ 600 bilhões em valor de mercado.
Mas não só as empresas perderam fortunas, pois os 500 maiores bilionários do mundo perderam cerca de U$ 108 bilhões em um dia, como informou o IGN.
A baixa necessidade de bilhões de dólares em processadores e a facilidade de rodar em equipamentos de pouca potência, aliado ao fato de ser gratuita e de código fonte livre, fazem da DeepSeek uma excelente alternativa a outras IAs, como a META IA, GROK ou OPEN AI.
Esse é o motivo da derrocada das agora chamadas Big Trecos, que gastam muito no desenvolvimento de suas IAs e cobram caro por isso aos usuários.
Como esperado, com o tombo de cerca de U$ 1 trilhão nas bolsas em um dia, o desgoverno de Donazi Trump já começou o costumeiro mi-mi-mi e passou a tratar a questão da Inteligência Artificial como Questão de Segurança Nacional, papinho manjado que se utiliza para fundamentar ataques militares contra países que os desagradam.
O problema, nesse caso, é que quem os está desagradando é a China e aí o buraco traseiro e fedegoso do presidente cor de salsicha é bem mais embaixo e bem mais exposto.
Já pedimos à assessoria do Mr. Pumpkin para que, se o sujeito for chorar, nos mande vídeo, que é muito mais divertido do que áudio.
Espero que este seja o pontapé inicial para estourar a bolha das IAs na bolsa americana.
Que estoure as bolas deles!