Com a chegada do Verão, os riscos de se contrair a dengue aumentam exponencialmente, visto que as fortes chuvas, comuns à estação, provocam acúmulo de água parada e o calor ajuda o mosquito transmissor, Aedes aegypti, a se proliferar mais rápido.
Para o combate à disseminação da dengue, o Ministério da Saúde lançou, no último dia 14, o Dia D contra a dengue, conforme notícia veiculada pela SECOM.
Mas a guerra ao mosquito não se resume ao Dia D pois, conforme dados do MS, somente nesse ano de 2024, foram notificados mais de SEIS MILHÕES DE CASOS.
Eis um bom motivo para que todos(as) nós fiquemos atentos e ajudemos a combater a dengue, como defendeu a Ministra da Saúde, Nísia Trindade: “Cada um pode fazer o ‘Dia D’ na sua comunidade, buscando sempre o reforço dos nossos profissionais, agentes comunitários, agentes de endemia. Em 75% dos casos, os focos estão nas nossas casas ou no entorno delas. Então, é uma chamada de atenção para todos“.
Como dito no título, o Verme é problema do STF, já o Mosquito é um problema nosso. Vamos nos unir em defesa de nossa saúde, controlando a dengue, não permitindo que haja água parada, que é o berçário do Aedes aegypti.